Engenho de Antônio Lopes em São Joaquim de Bicas

terça-feira, 27 de julho de 2010


Simplesmente Farofa

A comunidade de Nossa Senhora da Paz, carrega consigo esse peculiar apelido "Farofa", que em muitos momentos confunde-se com o próprio nome da localidade, há quem não saiba que o nome correto é Nossa Senhora da Paz. O apelido, incorporou-se na memória de todos e não há como desvincular, faz parte da identidade daquele lugar.

Muitas são as versões para explicar tal apelido. Em entrevista com moradores locais, duas versões se repetem:

1ª- De que no passado a comunidade de Nossa Senhora da Paz, era um ponto de parada para tropeiros que iam em direção à estação ferroviária do Fecho do Funil, e que, nesta parada eles preparavam suas refeições. É sabido que a alimentação dos tropeiros era à base de alimentos não perecíveis, como a farinha e a carne de sol, portanto, o cardápio ali era a farofa. Por isto diziam " o lugar onde comemos farofa". Segunda esta versão esta seria a explicação do apelido.

2ª- Em entrevista com o senhor Orondino, escutamos pela primeira vez uma versão diferente: Segundo o entrevistado, morou na região de Farofa, uma família portuguesa de sobrenome Farofa. A fazenda era muito grande e a família detinha muito poder na região, e o apelido seria uma referência a esta família. Segundo o senhor Orondino, a presença desta família é longínqua, ele próprio não teria visto nem vestígios da presença desta família, ouviu relatos do seu pai, que lhe contava esta história e dizia ter visto restos do engenho desta fazenda, que segundo ele era na região do Farofão.

O que penso sobre este dilema: Posteriormente outros entrevistados repetiram esta história da família de sobrenome Farofa. Não fiz nenhuma pesquisa em fontes documentais para confirmar a veracidade desta versão (o que pretendo fazer em breve), mas vários fatos nos levam a descartar a primeira versão: A estação ferroviária do Fecho do Funil é de 1917 e relatos de entrevistados que nasceram nesta época, afirmam que o apelido é muito anterior a esta data, destaco a fala da dona Quita, que nos afirmou, sem sombra de dúvidas, que o apelido é anterior ao seu nascimento, que pelos causos contados pelo seu pai, na época dele criança esse apelido já existia, mas ela não soube relatar o motivo. No auge da estação o trabalho dos tropeiros já entrava em decadência, ainda existiam alguns tropeiros mas não tinham mais tanta relevância. O próprio senhor Orondino foi funcionário da estação, e também garante que o apelido é anterior a ela.
Cássia Resende Coelho - Historiadora - 27/07/10


Um comentário: